Limpar Timor: Praias de Metiaut, Cristo Rei e Areia Branca

Limpar Timor: Praias de Metiaut, Cristo Rei e Areia Branca



31 Jul 08:00 - 10:00 - Dili
Centro Quesadhip Ruak Timor-leste

Route

TODAS AS SEMANAS AOS SABADOS, ENTRE AS 08H00 E AS 10H00 NAS PRAIAS DE METIAUT

Durante a época das chuvas milhares de garrafas, plásticos e outros lixos fluem pelas ribeiras e valetas abaixo, em direcção às águas do Mar.

Neste momento as praias de Timor-Leste estão a sofrer do nosso comportamento e atitudes irresponsáveis, de uma sociedade de consumo sem grandes preocupações e responsabilidades face ao lixo que diariamente produzimos.

Não existe ainda o hábito consolidado e sustentável de acondicionar o lixo em locais apropriados, em fazer a recolha selectiva de lixos ou de encaminhar os lixos para lixeiras ou aterros sanitários.



A maioria dos cidadãos pensa que o Lixo é uma responsabilidade do Estado, do Governo e do Departamento de Saneamento Básico de cada Município, mas isto não corresponde à realidade.

O Lixo é um problema de todos, que a todos afecta!

A falta de acondicionamento, encaminhamento apropriado e tratamento dos resíduos urbanos e industriais, é certamente um problema de saúde pública, que pode afectar a nossa saúde (facilitando a propagação de pragas ou doenças) e o meio ambiente (contaminar as águas ou afectar a saúde de plantas ou animais entre outras).

Neste momento as praias de Dili, incluindo as praias turísticas do Cristo Rei e da Areia Branca, estão a sofrer deste nosso comportamento irreflectido e inimigo do ambiente, e as autoridades públicas e serviços municipais, não conseguem sozinhos dar resposta a esta invasão diária de resíduos que aparecem a cada chuvada ou maré.

Acreditamos que são necessárias mais e melhores actividades que promovam a sensibilização e a mobilização das comunidades para responder positivamente ao combate deste problema, pelo que é necessário multiplicar as iniciativas de educação cívica que promovam o alerta da opinião pública, e a mudança de hábitos nocivos para o meio ambiente.

Foi com este objectivo que a Fundação do Centro Quesadhip Ruak, em parceria com voluntarios, e as autoridades locais, com destaque para o Departamento de Saneamento Básico do Município de Dili, organizaram a iniciativa de Limpeza Geral nas praias de Metiaut, Cristo Rei e da Areia Branca, no Suco de Metiaut, em Dili; sob o tema de “Limpar Timor”.

Para isso reunimos voluntários: estudantes, bolseiros dos programas Cultures of Resistance e Taur Matan Ruak, alunos dos cursos de formação da Casa da Cidadania de Taibessi, empresários, funcionários, trabalhadores e cidadãos anónimos da sociedade civil, para participar nesta campanha de limpeza geral que decorre semanalmente aos Sabados entre as 08h00 e as 10h00.

Não presumimos conseguir em apenas algumas horas, de um dia de sábado, “limpar” todo o lixo que afecta estas praias, e temos consciência que em cada dia, se acumulam novos lixos vindos das ribeiras e valetas.

Mas, temos a esperança que através do nosso gesto, pequeno, mas sincero, dedicado e efectuado com amor e carinho, podemos dar um bom exemplo de cidadania e de mobilização cívica, para combater um problema que afecta as nossas comunidades.

Certamente que as praias intervencionadas ficaram um pouco melhores.

Acresce ainda que promovemos o trabalho de equipa, o espírito de corpo e de pertença, e uma melhor consciência ambientar, junto de todos os participantes e curiosos que testemunharam a nossa actividade.

Pode parecer uma gota de água no oceano, mas se conseguirmos agitar os pensamentos, multiplicando iniciativas espontáneas da sociedade civil, como esta, certamente seria mais fácil para o Departamento de Saneamento Básico do Município de Dili, para o Governo e para o Estado, lutar contra esta praga que afecta a nossa saúde pública.

A melhor maneira de ensinar e de aprender é no nosso entender através de bons exemplos, pelo que no final, reunidos num pequeno almoço de confraternização, todos os voluntários se uniram em emitir votos para que todos os Timorenses possam ser mais conscienciosos face ao lixo que produzem.

Que Deus nos ajude nesta tarefa!

Muito obrigada a todos os voluntários que nos ajudaram e a todos os empresários e benfeitores que nos apoiaram.

Fonte: GIF



© 2018 Siguez